gototopgototop

Leopoldo Meyer recebe inspetor do CREA-PR e conhece programa Sustentabilidade da Cadeia da Cerâmica Vermelha de SJP

ceramica1Meyer, Lubas e Manuel Pérez durante encontro onde foi apresentado o programa
Sustentabilidade da Cadeia da Cerâmica Vermelha de SJP


O deputado Federal Leopoldo Meyer recebeu o inspetor do CREA de São José dos Pinhais, engenheiro Marcelo Lubas acompanhado de Manuel Pérez, do Instituto de Tecnologia Cerâmica da Espanha.

Lubas veio apresentar ao deputado o EBDM - Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal, elaborado pelo CREA-PR, inspetoria São José dos Pinhais.

O EBDM propõe a execução de um programa Sustentabilidade da Cadeia da Cerâmica Vermelha do município, o qual contempla projetos nas mais diversas áreas, desde qualidade, produtividade, inovação, aspectos ambientais, projetos sociais, culturais, artísticos e até esportivos.

O projeto prevê ainda a integração de todos os elos envolvidos com a produção na cidade de São José dos Pinhais, que é o maior município brasileiro em número de olarias, com 150. A intenção é garantir uma melhoria na qualidade do processo de produção de tijolo, a estruturação de uma central de massa para a preparação de argila dentro das normas existentes e a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. “Buscamos também maior inserção e valorização dos profissionais envolvidos dentro da cadeia produtiva da cerâmica vermelha”, avalia Lubas.

O projeto está sendo desenvolvido junto com a Associação dos Ceramistas de São José dos Pinhais do Paraná – ACESJPPR.


Voltar