gototopgototop

XIII Conferencia das cidades é realizada em Brasília

Leopoldo Meyer que é vice-presidente da CDU coordenou a primeira mesa do evento

conf1
Leopoldo Meyer, vice-presidente da CDU durante a Conferência das Cidades

Com o objetivo de alcançar resultados práticos e efetivos que contribuam para o aperfeiçoamento da infraestrutura no Brasil, a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), aonde o deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR) ocupa a vice-presidência, realizou a XIII Conferência das Cidades entre os dias 12 e 13 de dezembro.

Meyer foi coordenador da primeira mesa para discussões gerais no seminário que contou com palestras com o tema “Aplicação da Lei da Mobilidade Urbana pelos Municípios”, proferida pela ex-deputada Angela Amin e “A Integração dos Modais de Transporte e a Mobilidade Urbana” que teve como palestrante José Gondim Vasconcelos, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito.

O cenário brasileiro foi abordado por palestrantes de várias áreas. Durante o resto do dia, outros cinco painéis discutiram financiamento e avaliações, gestões eficientes, formação de equipes, participação do cidadão e a questão jurídica da gestão pública.

Entre os convidados figuram o vice-presidente da República, Michel Temer, os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do Ceará, Cid Gomes (PSB), o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o empresário Jorge Gerdau, além de pesquisadores, gestores públicos, entidades nacionais da área ambiental, urbanística, de transportes e de arquitetura.

Além do planejamento urbano das cidades brasileiras que envolvem a acessibilidade, infraestrutura, integração de modais de transporte variados e meios mais eficientes de mobilidade, os participantes discutirão o andamento das obras da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Segundo o presidente da CDU, deputado federal Domingos Neto (PSB-CE), os grandes eventos esportivos devem garantir o legado estrutural para o povo brasileiro. “Nossa missão nessa conferência é, não apenas acompanhar, mas também cobrar”, afirmou o parlamentar.

O tema da XIII Conferência das Cidades visa buscar soluções para os grandes e médios centros. Por essa razão, a aplicação da Lei de Mobilidade Urbana (12.587/12) também estará na pauta do encontro, assim como os investimentos e o financiamento de projetos para o setor.

conf2Mobilidade Urbana foi o tema da XIII Conferência das Cidades

Premiação

No encerramento da conferência, os municípios vencedores receberam o prêmio “Selo Cidade Cidadã”, concurso que premia as melhores iniciativas dos municípios que se destacam na implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano, cujo tema também é Mobilidade Urbana.  No Paraná, a cidade de Toledo foi contemplada, com o programa “To pedalando”.

A XIII Conferência das Cidades aconteceu em conjunto com o Congresso Brasileiro de Gestão Pública Municipal, organizado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público em parceria com a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública da Câmara dos Deputados.

“A CDU tem discutido anualmente temas muito importantes e foi muito feliz junto com a frente de Fortalecimento da Gestão Pública, em tratar da mobilidade urbana e qualidade de gestão em nossas cidades. Quem teve a oportunidade de participar compartilhou conhecimento com pessoas altamente capacitadas nessa área”, disse Leopoldo Meyer.

conf3O objetivo do evento foi apresentar as novas
técnicas de gestão e políticas de Mobilidade Urbana



Voltar