gototopgototop

Participação na abertura oficial da colheita da safra de cana de açúcar de 2013/2014, no Município de São Pedro do Ivaí, Estado do Paraná. Lançamento, pelo Governo Estadual, do Programa Caminhos do Desenvolvimento Sucroalcooleiro. Presença do orador na 53

Discursos e Notas Taquigráficas

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 064.3.54.O Hora: 09:10 Fase: BC
Orador: LEOPOLDO MEYER, PSB-PR Data: 11/04/2013

O SR. LEOPOLDO MEYER (PSB-PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero pedir a V.Exa. que considere como lido pronunciamento em que registro a abertura oficial da colheita da safra de cana-de-açúcar do Paraná, que é o quarto produtor nacional do produto, ocorrida na última sexta-feira, na cidade de São Pedro de Ivaí, no noroeste do Estado. 
Registro ainda o lançamento, pelo Governo do Estado do Paraná, do Programa Caminhos do Desenvolvimento Sucroalcooleiro, para melhorar a infraestrutura das estradas rurais naquela região produtora de cana-de-açúcar. 
Obrigado, Sr. Presidente.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, estive participando na última sexta-feira, no Município de São Pedro do Ivaí, no Noroeste do Paraná, da abertura oficial da safra 2013/2014 da cadeia de cana-de-açúcar na Região Centro-Sul do Brasil.
No mesmo evento foi lançado pelo Governo do Estado do Paraná o programa Caminhos do Desenvolvimento - Sucroalcooleiro, que vai melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana-de-açúcar até as usinas de processamento. Esse programa tem como objetivo dar mais competitividade à produção paranaense, com a redução do custo do frete e a agilidade no acesso às usinas. 
Serão investidos R$ 300 milhões até 2016, numa parceria entre Estado e o setor produtivo até o final de 2014, e serão beneficiados 73 Municípios do Noroeste e do Norte Pioneiro, cuja produção canavieira tem forte impacto na economia. 
Hoje são produzidos 3 milhões de toneladas de açúcar e 1,3 bilhão de litros de etanol por ano no Estado. De acordo com a ALCOPAR, o setor gera no Paraná 50 mil empregos diretos (12 mil no campo e 38 mil na indústria). 
O Paraná é hoje o quarto produtor de cana-de-açúcar do País, gerando uma receita de mais de 1,6 bilhão de reais ao ano, o que demonstra a importância da modernização das estradas da região, para melhorar o escoamento da cana.
Devemos ressaltar que o programa lançado no Paraná foi discutido diretamente com o setor e ajudará a solucionar uma das maiores demandas dos produtores de cana, mostrando a importância de políticas públicas voltadas ao setor agrícola, unindo esforços do Governo e da iniciativa privada para o desenvolvimento do País.
Também tive a oportunidade, no mesmo dia, de visitar a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Em sua 53ª edição, que teve seu início na última quinta-feira, a ExpoLondrina tem grande importância para o agronegócio, além de possuir uma agenda de eventos técnicos e uma programação cultural e artística que garante, a cada ano, sucesso de público, que em média ultrapassa 400 mil visitantes nos 11 dias de evento. 
A feira é organizada pela Sociedade Rural do Paraná para promover a agricultura, a pecuária, a indústria e o comércio paranaense. A Exposição movimenta mais de R$ 350 milhões todos os anos com o comércio de maquinários agrícolas de última geração, shows, exposição e leilões de animais de grande porte.
Sem dúvida, é um dos maiores eventos no setor do Brasil e da América Latina, mostrando a força do Paraná no agronegócio.
Muito obrigado!


Voltar