gototopgototop

Outorga do Prêmio Camões de Literatura ao escritor Dalton Trevisan.

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 136.2.54.O Hora: 09:14 Fase: BC
Orador: LEOPOLDO MEYER, PSB-PR Data: 24/05/2012

O SR. LEOPOLDO MEYER (PSB-PR. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, subo à tribuna hoje para prestar minha homenagem ao escritor curitibano Dalton Trevisan, que acaba de receber o Prêmio Camões de Literatura, por decisão unânime do corpo de jurados. 
Criado em 1988 conjuntamente pelos Governos de Portugal e do Brasil, o Prêmio Camões é hoje a mais importante premiação literária em língua portuguesa. Esse prêmio visa consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum.
Prestes a completar 87 anos no próximo dia 14 de junho, Dalton Trevisan entra para a seleta lista de dez autores brasileiros contemplados com a premiação desde a sua criação, junto com Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro e Rachel de Queiroz, entre outros.
A ata do júri que concedeu o prêmio descreve que "Dalton Trevisan significa uma opção radical pela literatura enquanto arte da palavra. Tanto nas suas incessantes experimentações com a língua portuguesa, muitas vezes em oposição a ela mesma, quanto na sua dedicação ao fazer literário sem concessões às distrações da vida pessoal e social"
Quero, portanto deixar esse registro, enaltecendo essa importante premiação concedida a Dalton Trevisan, brilhante escritor que é um orgulho para os curitibanos e para os paranaenses. 
Muito obrigado, Sr. Presidente.


Voltar