gototopgototop

Indignação do orador e da população do Município de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, com a demolição de patrimônio histórico

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 113.1.54.O Hora: 17:54 Fase: GE
Orador: LEOPOLDO MEYER, PSB-PR Data: 17/05/2011

O SR. LEOPOLDO MEYER (Bloco/PSB-PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho à tribuna para manifestar minha tristeza e indignação com o ocorrido na minha cidade, São José dos Pinhais, na madrugada do último sábado, quando, sob o pretexto de construir um novo prédio para a administração municipal, o Sr. Prefeito pôs abaixo um prédio com 130 anos de idade e que há mais de 30 servia à municipalidade, deixando toda a cidade triste. São José dos Pinhais perdeu um prédio que fez história na sua cidade. A população está indignada.
Para a construção de um novo prédio, moderno, não seria necessário derrubar outro. Integrantes de entidades que zelam pelo patrimônio histórico estadual e nacional mobilizaram-se para que aquele prédio fosse definitivamente tombado pelo IPHAN e permanecesse na nossa cidade. Houve uma ação ajuizada pelo jornalista Antonio Bobrowec, mas que foi derrubada pelo poder público municipal para pôr abaixo um prédio histórico da nossa cidade.
Manifesto, portanto, a minha indignação, a minha revolta, e a indignação da maioria dos munícipes de São José dos Pinhais com a derrubada do prédio.
Obrigado.


Voltar